Casa de Acolhida Isabel Soler

É um Serviço de Acolhimento destinado a idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes ou com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Nosso objetivo é garantir a proteção integral, a privacidade, o respeito aos costumes, as tradições e as diversidades (raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual). A natureza do acolhimento é provisória e, excepcionalmente, de longa permanência (quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio com os familiares). É previsto para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono.

QUEM FOI ISABEL SOLER

Isabel Soler dedicou sua vida a cuidar da família e demonstrar, através das dificuldades, que podemos nos tornar cada vez mais fortes. Casou-se jovem demais e teve 4 filhos que a vida lhe tirou, mesmo antes de completar um ano de vida. Não conformada com a situação, adotou 4 filhos de coração, e os criou com todo o amor, dando-lhes tudo que podia, apesar das dificuldades da época.

Era analfabeta, uma vez que em sua época apenas um dos doze irmãos estudou para ser advogado, pois a família numerosa chegada da Espanha não tinha condições de colocar os 12 filhos na escola. Por isso todos trabalhavam na lavoura para pagar o estudo de um único irmão.

Lutou pela família e pelos filhos até o último momento buscando sempre manter unida a família. Sempre foi o arrimo de todos,  aquela pessoa que nos dias festivos e nos almoços de domingo conseguia reunir a família e manter viva a chama familiar do companheirismo e do amor. Faleceu em 2007 deixando uma história e um exemplo a ser seguido. Não foi nenhuma médica famosa, nenhuma política ou personalidade, mas era uma mãe e vó de família que abrigava conhecidos e ajudava os vizinhos no que suas posses humildes permitiam.

Deixou a seus filhos e netos o maior legado que alguém poderia deixar: “Caráter”, “Força de Vontade em Estudar e Trabalhar” e acima de tudo o olhar pelo próximo. E foram nestes pequenos e humildes ensinamentos que se mantém viva sua chama.

conhecendo o instituto isabel soler - foto 1
conhecendo o instituto isabel soler - foto 2