Cia Teatral Téuga

CIA. TEATRAL TÉUGA fundada no dia 14 de agosto 1984, sempre empenhada com a política sociocultural do país, há 30 anos desenvolve o “Projeto Teatro para Todos”, a finalidade do projeto é levar crianças e adolescentes das escolas públicas para assistirem peças teatrais por valores acessíveis e reservar cortesias nas apresentações em teatros para creches, orfanatos e comunidades carentes. A companhia se apresenta no Grande ABC, Capital e Interior de São Paulo, levando espetáculos infantis e adultos com temas reflexivos e educativos, pois acredita que “a arte” principalmente o TEATRO, atua como veículo informativo, cultural e social. Outra importante ação da Companhia é fazer parcerias com Instituições Sociais e ministrar aulas de teatro em lugares de vulnerabilidade social.
Em 2008 o fundador da Companhia, Gilberto Lima tem a iniciativa de criar mecanismos sociais para atender o público vulnerável de um dos bairros mais carente do município de Mauá, o Jardim Itaússu. O teatrólogo pela sua vasta experiência nas áreas artística, cultural e social, convida para este projeto: artistas, professores, funcionários públicos e liberais, a partir das rodas de conversas uma vez por mês, o Grupo amadurece a idéia e no dia 14 de agosto de 2008, no aniversário de 24 anos de fundação, a Cia. Teatral TÉUGA, passa a ser constituída legalmente como CIA. TEATRAL TÉUGA DE PROMOÇÃO E ACESSO A ARTE, AO TEATRO E A CULTURA.
Organização Não-Governamental, instituição sem fins lucrativos, que atua na promoção e na defesa da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIRETOS HUMANOS, Artigo 22 proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), “Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social (…) direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade”. A Companhia Teatral TÉUGA e o Projeto Educacional, Cultural e Social “TÉUGA do Amanhã… Educar para Transformar” tem como objetivo contribuir na formação de cidadãos, realizando e desenvolvendo atividades de caráter artístico, cultural, educativo e social, através de estudos, pesquisas e análises das questões estruturais e conjunturais da sociedade e do Estado, promovendo Educação para a Cidadania e para a Paz, inclusive em parcerias com órgãos públicos e privados, sem exclusão de outros grupos e pessoas, adota como público preferencial crianças e adolescentes, com vulnerabilidade social por razões de ordem política, econômica, religiosa ou racial de baixa renda.

Missão:

Valorizar a educação como processo de transformação social, inspirado na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, pretende-se por meio da Arte, do Teatro e da Cultura, colaborar no aprendizado da criança e do adolescente, com vulnerabilidade social, interagindo-os com o mundo exterior, ampliar sua visão social, crítica, autocrítica, resgatar sua auto-estima e contribuir na formação de cidadãos cultos, educados, conscientes, críticos e transformadores sociais.

SAM_5684

 

????????????????????????????????????

 

101_0718