>

>

>

A borboleta é símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza, expressa recomeço, proteção, boas energias. Significa o puro símbolo da mudança e renovação.

E o PROJETO SOLIDÁRIOS é a transformação na SUSTENTABILIDADE e por sua vez proporciona um recomeço na ampliação e manutenção dos projetos sociais realizados.

O SOLIDÁRIOS foi um ação conjunta criada por diversas instituições no ano de 2010, sendo na época encabeçada pelo “INSTITUTO DE INCENTIVO À VIDA” e o “INSTITUTO ESPAÇO SAÚDE” com objetivo de através da união das instituições suprir a necessidade de recursos humanos, financeiros e estruturais das mesmas, bem como ampliar a representatividade de todas as associadas.
Com a troca de recursos humanos, de conhecimentos técnicos e administrativos as instituições associadas podiam ampliar suas ações de sustentabilidade, representatividade e técnicas. Em 2015 o Instituto Espaço Saúde realizou a fusão com o “INSTITUTO DE INCENTIVO À VIDA” que por sua vez assumiu a administração da marca e ações do “PROJETOS SOLIDÁRIOS”

.

  • MISSÃO

“Atuar na sustentabilidade para o Terceiro Setor”. Identificando as necessidades das instituições parceiras, respeitando a individualidade, os princípios éticos, atendendo aos requisitos legais e buscando o máximo rendimento dos resultados de forma coletiva.

  • VISÃO

Tornar-se o maior projeto sustentável do terceiro setor com foco em Campanhas de Sustentabilidade de Ações Sociais e Contribuição no Desenvolvimento Técnico e Financeiro das instituições parceiras.

  • VALORES

Responsabilidade Social: Fomentar a cidadania para as instituições parceiras visando o desenvolvimento sustentável.

Diversidade: Promover e praticar a pluralidade.

Inovação: Criatividade e originalidade na produção, implementação e disseminação de tecnologias sociais, vinculando-as às políticas públicas e crescimento coletivo das instituições parceiras.

Compromisso: Promover o acesso a informação, garantir a sustentabilidade e proporcionar a equidade social e os direitos humanos.

Ética: Respeito, transparência e responsabilidade em todas as relações.

  • Administração

Sendo o idealizador e atual detentor da “MARCA” e do site www.solidarios.org.br será responsável pela administração e gerenciamento geral do PROJETO  o “INSTITUTO DE INCENTIVO Á VIDA”.

Porém em cada município sempre será priorizado a distribuição dos recursos as instituições locais como forma ética de manter o crescimento das associadas. Sendo apenas o município sede do projeto “MAUÁ/SP” uma exceção a esta regra, onde o maior recurso será destinado ao mesmo.

  • DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS

-Cada entidade deverá seguir o manual de prestação de contas a ser definido pelo INSTITUTO DE INCENTIVO Á VIDA. E apresentado em treinamento específico para este fim.

– Cada entidade deverá abrir conta específica para administração dos recursos recebidos;

-Cada entidade deverá se comprometer em protocolar a prestação de contas dos seus recursos recebidos onde se fizer necessário.

  • Respaldo jurídico:

Esta modalidade de “SUSTENTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR” esta prevista na Lei Federal 13.019, de 31 de julho de 2014 – Alterada pela Lei Federal 13.204, de 14 de dezembro de 2015. Que inovou ao prever expressamente em seu Art. 84B item III que diz:

Art. 84-B. As organizações da sociedade civil farão jus aos seguintes benefícios, independentemente de certificação: (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)

I – receber doações de empresas, até o limite de 2% (dois por cento) de sua receita bruta; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)

II – receber bens móveis considerados irrecuperáveis, apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)

III – distribuir ou prometer distribuir prêmios, mediante sorteios, vale-brindes, concursos ou operações assemelhadas, com o intuito de arrecadar recursos adicionais destinados à sua manutenção ou custeio. (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)

  •     DAS PARCERIAS

O “PROJETO SOLIDARIOS” sempre buscará no município uma ou mais instituições locais, onde a mesma receberá um valor definido que será estipulado através de um “TERMO DE COOPERAÇÃO”. Bem como as responsabilidades de cada um.

dos recursos arrecadados em Mauá

65% – SERÁ DESTINADO AO INSTITUTO DE INCENTIVO À VIDA

10% – SERÁ DESTINADO A ANSDH;

5% – Associação esportiva ouro verde;

20% – fundo municipal de solidariedade

  • Dos recursos arrecadados em OUTROS MUNICÍPIOS

70% – SERÁ DESTINADO AS INSTITUIÇÕES LOCAIS

(Obrigatoriamente uma das entidades deverá ser uma ILPI)

25% – SERÁ DESTINADO AO INSTITUTO DE INCENTIVO À VIDA;

5% – SERÁ DESTINADO A ANSDH